top of page
Foto do escritorDois Molinas

O impacto dos produtos de limpeza e a Saúde

Ter uma casa limpa e cheirosa é mais do que um prazer, é saudável e ajuda a termos uma saúde melhor. Certo? Em partes, dependendo os produtos e a forma de usar (como por exemplo os produtos em spray), o impacto sobre os pulmões podem reduzir a qualidade de vida e também a expectativa de vida.


Através dos Stories do Instagram, tenho alertado sobre esse BOOOM de dicas imprudentes espalhados pelas redes sociais. Em busca de uma casa perfumada, dicas sobre cuidados com o lar são feitas quase sempre de maneira imprudentes. Já faz alguns anos que o mercado vem produzindo produtos mais "potentes na luta contra a sujeira", isso faz com que o consumidor comece a sentir que necessitam se ver livres de 99,9% de germes e bactérias.


Trarei duas pesquisas das mais longas pesquisas que abordam o tema.



1 - O impacto dos produtos de limpeza em spray / borrifadores.


Um estudo da Universidade de Bergen, da Noruega, concluiu que "limpar a casa com produtos à base de spray pode aumenta o risco de doenças respiratórios e de asma em 40% sendo tão perigoso quanto fumar 20 cigarros por dia", anteriormente se acreditava que o risco era para profissionais da área (e pessoas que limpam a casa com maior frequência), porém as partículas dos produtos ficam no ar. A pesquisa, liderada por Oinstein Svanes, registrou e analisou os hábitos e os dados de saúde respiratória de 6.235 homens e mulheres, com idade média de 34 anos, durante 20 anos. A pesquisa também conclui que homens e mulheres são afetados de forma diferente, sendo mais sensíveis a exposição.


O uso de produtos químicos em spray ou borrifadores são práticos, e acabam otimizando tempo e também são mais econômicos, você usa menos produto e ele rende mais. Porém, as partículas permanecem no ar por até 12 horas. Além disso, as substâncias químicas dos produtos irritam a mucosa do sistema respiratório a longo prazo.


A pequena irritação das vias aéreas causada por esses produtos diariamente, pode acelerar o declínio do funcionamento de todo o sistema respiratório.


Solução: Os cientistas orientam manter a casa sempre ventilada e substituir os produtos em spray por similares líquidos e diminuir o uso de produtos com componentes químicos. Se possível, substituir por produtos mais naturais.



2 - Contato semanal com elementos químicos, como a água sanitária, pode fazer com que o risco de condição respiratória aumente em até 32%;


Segundo a pesquisa, realizada pelo Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, ao respirar regularmente alguns elementos químicos de produtos de limpeza , os malefícios causados no pulmão são similares aos problemas provocados pelo cigarro. Independente se a versão do produto seja em spray, solida ou liquida.

Ao inalar produtos químicos presentes em produtos de limpeza, aumenta-sem em 32% o risco de adquirir Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Esse número chega a ser maior que o risco da média dos do risco diário de uma pessoa fumante.

O impacto é maior em profissionais de áreas em que a exposição a esses produtos sejam maiores, porém, as pessoas que frequentam o mesmo ambiente onde os produtos estejam sendo aplicados também são afetados.


DPOC é um grupo de condições pulmonares que causam dificuldades respiratórias, incluindo enfisema, onde há danos nos sacos de ar nos pulmões, ou bronquite crônica, que é a inflamação de longo prazo das vias aéreas. Aproximadamente três milhões de britânicos sofrem com a condição.

Até então, estudos anteriores já haviam relacionado a exposição a desinfetantes com problemas respiratórios, como a asma. Porém a pesquisa revela que os danos são muito maiores.



Nossos lares pode livres de bactérias, mas isso não significa que faz com que sejamos saudáveis. Ter responsabilidade com o uso de produtos químicos tem um impacto enorme na nossa vida e na vida das pessoas que nos cercam.

O problema afeta de forma mais intensa a quem se expõe mais as condições mais intensas. Por isso é importante a redução do uso de aditivos químicos, evitar misturas mirabolantes na hora da faxina e buscar alternativas mais naturais.


Assim como você, estou aprendendo sobre o assunto. E acho importante abrir espaço para um assunto tão sério.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page