top of page

Substitutos para o Sal: Uma dieta com menos Sódio.



Uma pesquisa de estudo elaborada entre Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Liverpool, estima que a redução voluntária de sódio em alimentos industrializados no Brasil deverá prevenir mais de 18 mil novos diagnósticos de doenças cardiovasculares associadas à hipertensão, além de evitar 2,6 mil mortes decorrentes dessas doenças e 12 mil mortes por outras causas também relacionadas ao excesso sódio, em um período de 20 anos.

O estudo é super interessante e você pode conferir o estudo completo aqui (link externo): Iniciativas para a redução do consumo de sódio no Brasil: avaliação e análise de impacto


Muitos dos alimentos contém sódio para deixar os alimentos mais atrativos e com sabores mais intensos. Apesar de necessário para o corpo, a dosagem acima do indicado pode ser responsável por problemas de saúde.


Se você quiser conhecer alguns dos tipos de sal, fizemos essa postagem aqui: Tipos de Sal.


1. Alho e cebola

Os primeiros substitutos do sal para uma dieta baixa em sódio são dois clássicos de todas as cozinhas. Para prepará-los, você só precisa deixar seu alho ou cebola secar ao sol e liquidificá-lo até que se torne um pó. Depois, você pode armazená-lo em seu saleiro ou em um frasco de vidro (ou faça de forma mais pratica e compre em uma loja cerealista).


2. Mix de Ervas

Essa imagem é do Ministério da Saúde como alternativa de redução do sódio e acrescentar uma sabor que seja rico nos preparos.



3. Vinagre ou Suco.

É um dos melhores substitutos do sal para uma dieta com baixo teor de sódio, se você quiser algo ácido. Você pode aproveitá-lo para preparar carnes marinadas, molhos de salada, molhos, etc. Além disso, vinagre é daqueles produtos cheio de variades de sabores: vinagre balsâmico, vinagre de maça, de limão, de uva, de arroz, vinho branco ou vinho tinto.

Suco é outra coisa cheia de variedade. O suco do limão acrescenta sabor e aroma, em alguns casos é uma excelente opção. Particularmente, amo em peixes, frango. Caso não goste muito do sabor, alternativas como suco de laranja, mexerica, grapefruit são bem vindas. Você também pode preparar alguns molhos com esses líquidos para usar no preparo. No preparo do arroz, tanto o vinagre quanto o limão deixam o arroz mais branco.


4. Ervas Aromáticas

Um dos mais conhecidos substituto do sal são as ervas aromáticas. Orégãos, manjericão, cominhos, alecrim, salsa, entre outros são ótimas alternativas para apurar o sabor dos seus alimentos e fazer esquecer a necessidade da utilização do sal.

Super versátil, há uma infinidade de opções para utilizar, vá fazendo experiências com os diferentes alimentos para ver como gosta mais.


5. Tempero

Os temperos realçam sabores, destacam e trazem uma substituição mega criativa. Entre as mais comuns estão as pimenta preta e branca, o açafrão, o alho, a noz-moscada e o colorau. Além de reduzirem a adição de sal aos alimentos, as especiarias apresentam ainda benefícios para saúde derivados da sua ação anti-inflamatória e antibacteriana.









36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page