top of page

Tipos de Sal


E tem sal de todo tipo, né?


Muda muito? Em geral, depende da sua percepção dos alimentos. Pra alguns é super destacável, pra outros quase imperceptível.



Essa imagem eu retirei de um site chamado isaude (https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/o-sal-e-suas-diversidade/) Tava mais simples do que criar uma imagem:



Sal Refinado:

É o mais comum nas prateleiras dos supermercados e nas preparações. Trata-se de um sal retirado do mar e, em seguida, refinado. Contém grande quantidade de cloreto de sódio e, no Brasil, é acrescido de Iodo para suprimir a deficiência da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para a população o equivalente a 1 col. de chá (5g) por dia desse sal.


Sal Marinho:

É considerada uma alternativa em relação ao sal refinado, tendo em vista que esse último é adicionado de iodeto e agentes antiaglomerantes. Obtido a partir da evaporação da água do mar (daí o nome “marinho”), esse sal tem, na sua composição, grande quantidade de cloreto de sódio.


Sal Grosso:

Bastante utilizado em churrascos, é um sal bruto obtido a partir da salmoura do mar e não passa pelo processo de refinamento.


Sal Light:

Elaborado para ser um substituto do sal refinado, contém metade do teor de sódio do sal comum e tem como principal característica um sabor mais amargo, além de ser menos salgado. Porém, trata-se de um sal composto basicamente por cloreto de potássio, que é o substituto do cloreto de sódio e, portanto, deve ser utilizado com cuidado em pacientes com histórico de doenças renais e evitado por pacientes que tenham alguma disfunção renal.


Sal Defumado:

De gosto levemente adocicado, diferente dos demais tipos de sal, trata-se de um sal elaborado a partir da exposição do sal refinado à fumaça fria da queima de madeira, geralmente proveniente dos barris de carvalho que são utilizados para o envelhecimento do vinho, porém, também pode ser utilizada a madeira de cerejeira. A fumaça fria é quem confere o sabor e a cor ao sal que combina muito bem com preparações de carnes, aves e peixes, mas também combina com os pratos vegetarianos. Mas cuidado! Por ser elaborado a partir do sal comum (refinado), contém o mesmo teor de sódio e pode ser prejudicial à saúde quando em excesso.


Flor de Sal:

Possui 10% a mais de sódio que o sal comum, além de conter grandes quantidades de magnésio, iodo e potássio. Retirado da camada mais superficial das salinas, onde os grãos translúcidos são formados, é um sal de sabor mais suave, mas que confere uma textura diferenciada ao prato por conta de seus cristais. Geralmente adicionado ao finalizar o preparo do prato, principalmente na alta gastronomia, a flor de sal combina principalmente com carne vermelha, apesar de também combinar com outros pratos.


Sal Rosa do Peru:

Geralmente encontrado no Vale Sagrado dos Incas, no Peru. É um tipo de sal com um menor teor de sódio, ideal para utilizar em preparações com peixes crus, frutos do mar e aves. Tem sabor marcante e o seu granulado é bem úmido e grudento.


Sal Rosa do Himalaya:

Proveniente da Ásia, é um dos mais caros tipos de sal. Encontrado no pé da montanha do Himalaya, região que já foi banhada pelo mar, o sal tem uma cor rosada por conta dos minerais que o compõe: ferro e manganês. O teor de sódio desse sal é praticamente a metade do teor contido no sal refinado, além de conter, aproximadamente, 80 minerais em sua composição, o que torna um sal interessante para ser utilizado no dia a dia e, principalmente, para pessoas hipertensas. Pode ser utilizado em preparações com carnes, saladas e legumes com manteiga, mas deve ser evitado em receitas que contenham caldo e ser adicionado às carnes, quando próximo ao preparo, tendo em vista que esse sal tende a atrair água.


Sal Negro:

Proveniente da Índia, trata-se de um sal de sabor peculiar (parecido com gema de ovo), cor escura (por causa do teor de enxofre, o que também está associado a seu sabor sulfuroso), textura crocante e boa solubilidade. Pode ser utilizado em molhos, no preparo de massas, em saladas e, também, utilizado na culinária indiana.


Sais Havaiano:

São dois: negro e vermelho. O negro é recolhido nas regiões próximas aos vulcões, enquanto o vermelho apresenta essa coloração devido ao alto teor de dióxido de ferro (proveniente de uma argila chamada Alea). O sal vermelho é indicado, no Havaí, para as pessoas com deficiência de ferro. Entretanto, o seu teor de sódio é elevador e deve ser utilizado com cautela.

325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page