Oie, fiz um post falando sobre "como os produtos de limpeza podem ter impactos na nossa saúde". Trouxe uma lista de 10 itens que estão presentes nos produtos de limpeza e que são prejudiciais a saúde. Porém a lista é bem mais extensa, quem acompanha nos stories do Instagram já sabe disso!
Não esqueça de colocar nos comentários a sua opinião!
1. Alvejante (Candida / Água Sanitária)
Produto muito utilizado e um dos mais tóxicos. A exposição e o contato com esta substância pode provocar irritação e alergia na pele e nos olhos.
A inalação dele pode gerar problemas respiratórios até crise de asma.
Se tiverem que utilizá-lo, nunca o misture com outras substâncias, pois pode desencadear a liberação de gases poluentes e tóxicos.
Caso tenham esse produto na dispensa de limpeza do lar, guarde-o e mantenha-o em um local seguro e bem ventilado.
Se possível, o substitua por um alvejante natural, como por exemplo o bicarbonato de sódio pode ser uma das melhores alternativas.
2. Amônia
U em detergentes para lava louças, para desengraxar ou polir vidro.
É tóxico e tem efeito nocivo para a saúde, podendo desencadear ataques de asma e afetar nosso cérebro, em caso de exposição prolongada.
Outro problema é que a amônia se aquecida, ela passa a liberar gases tóxicos, imagine o que acontece dentro da lava louças, que geralmente se usa detergente com amônia na composição.
É possível evitar a compra da amônia, utilizando desengordurantes naturais como o vinagre branco por exemplo, o bicarbonato de sódio e ou o suco de limão.
3. Perfumes e desodorizadores para ambientes
Produtos em spray podem trazer impactos graves ao sistema respiratorio.
Perfumes, desodorizadores de ambiente e purificadores de ar, geralmente, são feitos com substâncias químicas alergênicas (que provocam reações alérgicas).
Nas pessoas mais sensíveis, esses produtos podem causar problemas respiratórios e irritações na pele.
Opte por soluções naturais, como óleos essenciais, florais, que podem ser difundidos em ambientes.
4. Soda cáustica
Perigosa e corrosiva, a Soda Caustica precisa de muita atenção em seu manuseio.
Em contato com a água, essa substância se torna altamente corrosiva.
É um produto que desengordura, desentope e limpa esgotos, em contrapartida, pode causar sérios danos à nossa pele, aos olhos, ao aparelho respiratório.
Particularmente, não entendo o uso. E me viro muito melhor com alternativas mais naturais (sério, comparando alternativas naturais contra o famoso DIABO VERDE, as alternativas naturais agem com mais rapidez, menos perigo e sem queimaduras).
5. Formaldeído (Formalina)
O formaldeído ou formalina é encontrado na formulação de vários produtos de limpeza.
O formaldeído é uma substância com efeito carcinógeno.
Ter contato com esta substância, de forma contínua, pode desencadear irritações na pele, boca, olhos e sérios problemas respiratórios.
Para evitar o contato com produtos que tenham essa substância, é necessário ler a embalagem de cada produto e verificar a lista de ingredientes da formulação dele.
6. Bórax (borato de sódio)
Geralmente utilizado na formulação de sabões para lavar roupa e produtos de limpeza geral da casa.
Estudos científicos revelaram que a exposição prolongada à essa substância tem efeitos negativos sobre a libido e a reprodução.
A razão é que ele interfere no sistema hormonal, além disso, causa irritação à pele e às mucosas.
Vale lembrar a opção de utilizar ingredientes naturais como o bicarbonato de sódio, suco de limão, vinagre e sal, ingredientes que podem ser utilizados no lugar do bórax.
7. Ácido muriático (ácido clorídrico)
Desincrustante e descalcificante, o acido é usado principalmente na remoção de sujeiras pesadas, e é EXTREMAMENTE prejudicial para a saúde.
Ao ser diluída em água, é muito volátil, facilitando à sua inalação e prejudicando o aparelho respiratório.
Essa substância, por ser corrosiva, pode causar inflamação e queimaduras na pele. Mesmo com o uso de equipamentos de proteção, ela é uma alternativa danosa.
8. Sal quaternário de amônio
Esta substância, encontrada na formulação de produtos para limpeza doméstica, tem efeito antibacteriano e desinfectante, mas, em contrapartida, pode causar irritação no aparelho respiratório, asma, etc.
É possível substituir produtos com esse princípio ativo, por opções naturais, como bicarbonato de sódio ou o óleo do tea tree (o famoso oleo de melaleuca)
9. Etanolaminas (monoetanolamina, dietanolamina e trietanolamina)
Podemos encontrá-las presentes, geralmente, em sabões de lavar roupa, produtos de limpeza para pisos e azulejos.
As etanolaminas estão associadas a problemas nas vias respiratórios, bronquite e asma.
10. Toulene
Produtos utilizados para polir metais e prata podem conter tolueno, que é uma substância que age como solvente e pode causar efeitos nocivos como náusea, dores de cabeça, tontura e alucinações.
A exposição prolongada à esta substância química, pode danificar o bom funcionamento dos rins, fígado e cérebro, além de ser tóxico e prejudicial para a reprodução.
Pode ser substituído por bicarbonato de sódio, vinagre, suco de limão.
Fonte: http://www.greenme.com.br
Comentários