Banoffee Pie: Receita para 6 anos de Namoro
- Dois Molinas
- 2 de fev. de 2017
- 3 min de leitura

A receita que fiz para nosso aniversario de namoro, dos nosso 6 anos: Banoffe Pie, nome esquisitinho, mas o nome é por conta dos ingredientes: Banana e Toffee (banana e toffe, um tipo de caramelo), essa receita foi criada por um pequeno restaurante inglês (o The Hungry Monk) em torno de 1970/1972 e, dizem que era a sobremesa favorita de Margaret Thatcher.
Assim, como esse pensamento fui atrás dos ingredientes: bananas fresquinhas e lindas, doce de leite Aviação (eu queria o Havanna, mas não encontrei então foi esse que gosto também), enfim queria tudo de qualidade... Só esqueci do chantilly porque jurava ter em casa (mas não tinha)!
Pro meu gosto e do Diogo é uma receita pra quem gosta de doçura, muita DOÇURA. Mesmo colocando o chantilly no dia seguinte, quebrou um pouco da doçura, mas continuou exageramente doce.
Banoffee Pie
Ingredientes
BASE
450 gramas de BISCOITO
180 gramas de MANTEIGA SEM SAL (não coloque margarina, tem que ser manteiga)
RECHEIO
170 gramas de CHOCOLATE 70% CACAU
500 ml de LEITE
450 gramas de DOCE DE LEITE - (coloque 350gramas para não ficar tão doce, o importante é que o doce de leite seja cremoso)
6 GEMAS
40 gramas de AMIDO DE MILHO
2 a 3 BANANAS cortadas em rodelas
CHANTILLY
500 gramas de CREME DE LEITE FRESCO ou de LATA (bem gelado e sem o soro)
4 colheres de sopa de AÇÚCAR
Modo de Preparo
BASE
Processe os biscoitos até obter uma farofa fina.
Em seguida, derreta a manteiga e jogue por cima da farofa. Processe até que a massa se forme e depois arrume em torno de toda a forma.
Leve ao congelador até que a massa esteja completamente congelada. Se você quiser desenformar a torta, asse em forno preaquecido a 220˚C por 10 minutos. Se preferir servir na forma, pode montá-la sem assar a base.
RECHEIO
Derreta o chocolate em banho maria e pincele-o sobre a massa da torta. O chocolate, além de acrescentar um sabor delicioso, vai impermeabilizar a torta para o recheio de doce de leite, mantendo a base bem crocante.
Para fazer o creme, esquente o leite com o doce de leite. Enquanto isso, misture o amido de milho com as gemas em outra tigela.
Assim que a mistura do doce de leite estiver quente (não precisa ferver), jogue por cima das gemas e misture bem.
Volte toda a mistura à panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Quando o creme ferver, continue mexendo bem por 3 minutos. Retire do fogo, transfira para outra tigela e bata com a batedeira até amornar (se você estiver com pressa) e cubra com plástico filme em contato.
Leve o creme à geladeira até gelar por completo.
MONTAGEM
Quando o creme de doce de leite estiver gelado, bata mais um pouco com a batedeira para deixá-lo bem leve e, então, recheie a torta, alisando bem.
Arrume as rodelas de banana por cima do creme.
DICA: pincele as rodelas de banana com suco de limão para que não escureçam.
Finalize a decoração da torta com chantilly. Bata o creme de leite fresco (ou nata, ou creme de leite em lata bem gelado e sem o soro) com o açúcar até o ponto de chantilly.
Decore com raspas de chocolate e aproveite cada pedaço
Depois que fiz a receita, fui buscar a origem, e vi que a receita que temos por aqui é uma versão simplificada da receita. Uma vez comprei caramel toffe e achei a textura diferente do doce de leite. Buscando informações no google (com meu ingles pessimo), consegui entender que um a base é leite (o doce de leite, obviamente) e o outro é o açúcar que caramela. Então vou repetir a receita em breve e vamos ao comparativo.
Comments