top of page

Método KonMari


Quando ela lançou o livro a Magica da Arrumação, vi algumas pessoas falando sobre ele e desejava muito! Mas o marido brecou a compra "onde já se viu, gastar com algo que todo mundo aprende quando pequeno". E nunca comprei o livro, mas de tantos videos que via, indicava o livro para amigas e familiares. Quando minha irmã comprou hmmmmm, peguei pra ler. Foram cerca de 2 horas de leitura, por mais que houvesse aplicado varias dicas que aprendi nos blogs ou sites, não substitui o beneficio da leitura do livro.


A vantagem de ler tudo antes de por em pratica, é que você condiciona sua mente para o beneficio maior e tem uma visão mais ampla das técnicas propostas por ela; Através de uma simples pergunta "o que te trás felicidade", a sua vida e o que tem a volta dela se transforma.


Sim, um livro de organização da casa pode trazer muito mais benefícios que você imagina. Li o primeiro livro da Marie Kondo e achei bem radical. Não apliquei tudo na minha vida, mas apliquei uma boa parte. E isso mudou meu modo de enxergar certas situações. Sempre tirei muitas fotos com meu celular, tenho uma memoria ruim e acho que isso me faz bem! Mas vi que eu guardava todas, e isso, depois de 1 ano que li o livro, passou a fazer sentido alguns pontos que não me fazia sentido. Passei de fato a descobrir o que amo e o que me faz bem.


Ela diz que a vida só faz sentido depois que você poe a casa em ordem.

Minha cabeça, minhas ações e meus pensamentos passaram a ser mais centrados

A pratica, nem sempre te leva a perfeição. Se você faz sem entender o porque está fazendo, qual o motivo e qual o resultado que deseja, as horas de dedicação não te trará beneficio algum você pode desistir e abandonar. Compromete-se com o que se porpôs a fazer, mire no que almeja para você. Então com foco no que queremos, só precisamos manter o que nos faz sorrir por perto (e tirar tudo o que não trás felicidade) e dedicar um local para aquele objeto (para que ele tenha sempre para onde voltar). A ideia é simples. Sempre achei interessante o conceito minimalista, mas achava esquisito, pois parecia não ter vida ou longe de ser aplicável ao mundo real. E o metodo KonMarie dia que você sempre tem que pegar um objeto e saber se você o ama de fato o objeto, se tê-lo na sua vida é algo que te trás ou não alegria.



E quando não sei o que me trás alegria?


Se você não sabe o que te trás alegria, pegue apenas o que é necessário e com o tempo você verá que saberá dizer com mais firmeza o que te trás alegria.


Imaginar o ambiente que se quer ter é bem dificil quando não se sabe o que gosta. Minha dica, USE O PINTEREST sintetize cada ambiente que deseja, crie uma pasta com 10 imagens que você gosta de comodos que gostaria que você quer, no máximo 10 imagens por comodo desejado. Comece sempre pelo quarto e closet. Elimine as fotos que você escolheu e deixando uma ou duas imagens por comodo (ou uma que represente o que deseja). Eu deixo essas pastas como sendo apenas visivel para mim. E é nela que eu foco cada projeto que faço em casa.


Depois inicie a organização, sempre focando em ter algo que te remeta a imagem que escolheu (no meu caso, gosto do contraste preto e branco e objetos que remetam ao aconchego de estar na casa de vó, consegui representar o que eu quero pra varios espaços da casa usando duas imagens).


E não tenha medo de descartar algo que ganhou de alguém e você não gosta. Sei que as vezes é dificil, mas seja firme no proposito. Aquele urso que ganhou no inicio do namoro e só junta poeira, está feio e você não gosta mais. Aquele casa com que ganhou e nunca usou, um livro que te deram dizendo que é a sua cara e você sabe que nunca lerá (mas fica se enganando falando "eu vou ler quando tiver um tempo). Segure cada objeto e pense se ele te transmite ou não alegria. Não é a questão de estética, mas de funcionalidade e/ou felicidade que o objeto te dá ou te possibilita. Por exemplo: Parafusadeira eletrica é um dos objetos que mais amo aqui de casa. Não é um objeto bonito, nem decorativo, mas ele me facilita a vida. Além de dar tempo extra, me possibilita concluir com maior rapidez e eficiência a colocação dos parafusos. Não existe razão para me desfazer do objeto, porque eu realmente gosto dele! Mas outros, tinha porque diziam que eu tinha que ter, então não escolhi direito, não levei meu gosto em consideração. Então, simplesmente eliminei!


Temos mais itens que precisamos para vivermos bem. Foi tão difícil me desfazer de livros, sapatos e objetos que ganhei de pessoas que amo.... Mas não amava alguns dos itens, guardava porque fulano me deu ou porque nunca usei aquela roupa, ou porque gosto de ter livros (mas nunca li nem sei se iria ler), então passei a descartar.


Sempre comece por itens que você considere mais fáceis e depois vá para os mais difíceis. No livro tem a sequencia certa para aplicar o método. No caso, das roupas, foi graças ao metodo e a minha pastinha do Pinterest que 5 sacolas de roupas deixaram esse lar. Salvei algumas referencias de estilo e eliminei o que estivesse fora (quase todo o guarda roupa), eliminei inclusive roupas que eu precisaria, mas que eu sabia que se eu a mantivesse, jamais iria comprar outra pelo simples fato de ter uma ali de quebra galho.


A foto que postei da minha gaveta está horrorosa, mas é a forma que guardo, com o meus moveis são multiusos e a casa é pequena, eu dobro o sutiã deixando o bojo pro mesmo lado, e deixo alguns separados por "uso", calcinhas, sutiãs, pijamas, pijamas/pijaminhas e camisolas e roupas mais sensuais. No metodo dela teria de deixar o sutiã sem dobrar, mas o meu espaço ficou meio ruim. Então achei esse meio, rsss


É possível baixar o livro ou adquiri-lo online por um preço maravilhoso.


Mega indico!

15 visualizações0 comentário
bottom of page